início > Cases > Ivete Sangalo Carnaval 2010

Ivete Sangalo Carnaval 2010

Apresentação

Pelo terceiro ano consecutivo a SetWeb realizou em tempo real a cobertura do Carnaval de Ivete Sangalo em Salvador, no ano de 2010. Para isso, foi criado um hotsite especial de Carnaval – cujo visual foi diariamente atualizado, acompanhando o tema “no carnaval, Ivete vira bicho” e figurino da cantora - onde as notícias, fotos e vídeos eram publicados, à medida em que os acontecimentos foram registrados. As redes sociais da cantora também foram atualizadas em tempo real e tiveram papel importante na divulgação do que acontecia com a artista, na interação entre a mesma e o público e na disseminação de notícias. Tudo isso possibilitou que a maior festa popular do planeta pudesse ser acompanhada por multidões de qualquer lugar do mundo.

Vestida de Cracatua - Ivete estréia no Carnaval 2010

Vestida de Cracatua - Ivete estréia no Carnaval 2010

Objetivo

Realizar um projeto criativo cujo foco foi tentar transmitir Carnaval de Ivete Sangalo Sangalo em Salvador, enquanto acontecia em tempo real, utilizando hotsite criado para o evento e as redes sociais da cantora.

Desafio

Captar, entender e registrar cada acontecimento para bem administrar o site e as redes sociais da artista, registrar em tempo real tudo que acontecia no Carnaval de Ivete Sangalo direto do trio e carro de apoio numa estrutura móvel – que dificultou conexão com a Internet. Além disso, orquestrar download de fotos e envio direto do trio foi um dos principais desafios e customizar o visual do site antes de encerrar o percurso com o tema / figurino do dia.

O Que Foi Feito

A Equipe foi formada por dois jornalistas (um no carro de apoio dentro do circuito do carnaval e outro “remoto” fora do circuito acompanhando e desenvolvendo conteúdo), um coordenador no trio enviando material para o outro coordenador que estava no carro de apoio otimizando processos acompanhado por um designer. A equipe investiu na quantidade e qualidade do conteúdo a ser publicado pelos mesmos nas mídias abaixo:

Hotsite Carnaval 2010 - Tema borboleta

Hotsite Carnaval 2010 - Tema borboleta

Hotsite

Com 5 opções de tema, a ser escolhido de acordo com o gosto do internauta – bastava dar um clique no “bicho” desejado -, o Hotsite teve como principais itens no menu “downloads”, com papéis de parede, BGs para o twitter e avatares disponíveis para download.

Seção Downloads e Widget do Twitter

Seção Downloads e Widget do Twitter

Notícias, fotos, inseridos em tempo real, registrando cada momento, convidado, irreverência, bastidores, figurino, público, trio e equipe, e “notícias” com notas que detalhavam cada acontecimento, nas versões inglês e português. Os videos ficaram por conta do projeto Pulo no YouTube, que registrou diversos videos da carnaval da cantora.

Galeria de Fotos - Hotsite Carnaval 2010 - Tema Cavalo

Galeria de Fotos - Hotsite Carnaval 2010 - Tema Cavalo


Redes Sociais

Sob administração da SetWeb, a artista já contava com grande público no site de relacionamento Facebook, o Profile e a Fan Page da rede foram diariamente atualizados com fotos e notícias que linkavam para o hotsite de carnaval.

Página Oficial da Cantora no Facebook foi atualizada em tempo real

Cada frase, brincadeira, irreverência, dança e repertório foi descrito no Twitter da Central de Fãs da artista, em tempo real, com uma linguagem despretensiosa (como sugere a própria rede), com destaques publicados no Twitter da própria Ivete, e até mesmo pela cantora durante o carnaval, com direito a fotos nos aplicativos TweetPhoto e TwitPic.

Tema do Twitter também foram atualizados todos os dias

Tema do Twitter também foram atualizados todos os dias

Além disso, havia na lateral do site uma Widget com as atualizações postadas no microblog que também diariamente teve uma customização diferente, de acordo com o figurino da cantora. Todas as fotos registradas pela equipe de Sangalo do Carnaval 2010 foram postadas pela equipe SetWeb no Flickr da artista e em seguida, selecionadas e publicadas no hotsite. A partir daí, foram feitas atualizações de fotos e avatares no álbum, perfil e comunidade oficial de Ivete Sangalo no Orkut. Seus vídeos foram inseridos no Youtube e logo depois, publicados no hotsite de carnaval da artista.

Flickr Ivete Sangalo

Flickr Ivete Sangalo

“Queria deixar meus parabéns pela cobertura feita por vocês nas mídias sociais do carnaval de Ivete. Tudo de excelente qualidade, em tempo real e integrando muito bem no blog, twitter, facebook e flickr. (…) Sou baiano, mas moro no exterior há cinco anos, atualmente estou na Austrália, neste ano não pude ir ao carnaval, mas acompanhei tudo pelo facebook e blog de Ivete.” Victor Aloi, gerente de marketing da Involve Mobile

Resultados

O resultado dessa ação, não poderia ser melhor. Conseguimos superar o excelente desempenho do Carnaval de 2009, que além de transmitir ao vivo via video durante 7 horas de percurso todos os 6 dias (1 dia a mais que 2010), teve parceria com o portal IG, que veiculou diversas chamadas no home do  portal que é o 2° mais vistado do Brasil. Confira:

  • Crescimento no número de conteúdo produzido: Mais de  1.100 fotos, 100 noticias e 30 videos publicados durante o Carnaval.

  • Aumento em 45% do número de visitas e 26% em tempo de permanência em relação ao ano de 2009.

  • Ivete Sangalo foi a artista que mais apareceu na mídia no carnaval de 2010.

  • Distribuição de conteúdo em todas redes sociais, permitindo maior intereção dos fãs através de outros canais, além do site.


Apresentação





























A SetWeb, pelo terceiro ano consecutivo, realizou em tempo real a cobertura do Carnaval de Ivete Sangalo em Salvador, no ano de 2010. Em função disto, foi criado um hotsite especial de Carnaval – cujo visual foi diariamente atualizado, acompanhando o tema “no carnaval, Ivete vira bicho” e figurino da cantora – onde as notícias, fotos e vídeos eram publicados, à medida em que os acontecimentos foram registrados. As redes sociais da cantora também foram atualizadas em tempo real e tiveram papel importante na divulgação do que acontecia com a artista, na interação entre a mesma e o público e na disseminação de notícias. Tudo isso possibilitou que a maior festa popular do planeta pudesse ser acompanhada por multidões de qualquer lugar do mundo.



Objetivo


Realizar um projeto criativo cujo foco foi tentar transmitir o carnaval de Sangalo em Salvador, enquanto acontecia em tempo real, utilizando hotsite criado para o evento e as redes sociais da cantora.


Desafio

Captar, entender e registrar cada acontecimento para bem administrar o site e as redes sociais da artista, registrar em tempo real tudo que acontecia no Carnaval de Ivete Sangalo direto do trio e carro de apoio numa estrutura móvel – que dificultou conexão com a Internet. Orquestrar download de fotos e envio direto do trio foi um dos principais desafios; otimizar os processos para gerar mais conteúdo e converter tudo isso num alto número de visitação sem contar com as promoções que aconteceram nos anos anteriores durante o período do evento. E ainda, atualizar o visual do site com uma foto da cantora da apresentação do dia, antes de terminar o percurso do bloco no Carnaval.

“Queria deixar meus parabéns pela cobertura feita por vocês nas mídias sociais do carnaval de Ivete. Tudo de excelente qualidade, em tempo real e integrando muito bem no blog, twitter, facebook e flickr. (…) Sou baiano, mas moro no exterior há cinco anos, atualmente estou na Austrália, neste ano não pude ir ao carnaval, mas acompanhei tudo pelo facebook e blog de Ivete.” – Victor Aloi, gerente de marketing da Involve Mobile www.involvemobile.com

O Que Foi Feito

A Equipe foi formada por dois jornalistas (um no carro de apoio dentro do circuito do carnaval e outro “remoto” fora do circuito acompanhando e desenvolvendo conteúdo), um coordenador em cima do trio enviando material para o outro coordenador que estava no carro de apoio otimizando processos acompanhado por um designer. A equipe investiu na quantidade e qualidade do conteúdo a ser publicado pelos mesmos nas mídias abaixo:

Hotsite

Com 5 opções de tema, a ser escolhido de acordo com o gosto do internauta – bastava dar um clique no “bicho” desejado -, o Hotsite teve como principais itens no menu “downloads“, com papéis de parede, BGs para o twitter e avatares disponíveis para download, “vídeos“, inseridos em tempo real, “fotos” registrando cada momento, convidado, irreverência, bastidores, figurino, público, trio e equipe, e “notícias” com notas que detalhavam cada acontecimento, nas versões inglês e português.

Redes Sociais

Sob administração da SetWeb, a artista já contava com grande público no site de relacionamento Facebook, o Profile e a Fan Page da rede foram diariamente atualizados com fotos e notícias que linkavam para o hotsite de carnaval. Cada frase, brincadeira, irreverência, dança e repertório foi descrito no Twitter da Central de Fãs da artista, em tempo real, com uma linguagem despretensiosa (como sugere a própria rede), com destaques publicados no Twitter da própria Ivete, e até mesmo pela cantora durante o carnaval, com direito a fotos nos aplicativos TweetPhoto e TwitPic. Além disso, havia na lateral do site uma Widget com as atualizações postadas no microblog que também diariamente teve uma customização diferente, de acordo com o figurino da cantora. Todas as fotos registradas pela equipe de Sangalo do Carnaval 2010 foram postadas pela equipe SetWeb no Flickr da artista e em seguida, selecionadas e publicadas no hotsite. A partir daí, foram feitas atualizações de fotos e avatares no álbum, perfil e comunidade oficial de Ivete Sangalo no Orkut. Seus vídeos foram inseridos no Youtube e logo depois, publicados no hotsite de carnaval da artista.


Quero parabenizar a cobertura completa do carnaval feita pela equipe do meu site. Tudo em tempo real: fotos, notícias, momentos inesquecíveis. A bordo do meu trio, uma equipe de ouro se preparou para levar a vocês o melhor da Nossa festa! Parabéns, estou muito orgulhosa dessa turma. Meu site é o mais lindo do mundooooo” – Disse Ivete em seu Twitter.


Resultados

  • Crescimento no número de conteúdo produzido galeria com mais de 1.500 fotos, quase 100 notícias, em média de 30 vídeos publicados.
  • Aumento em xxxx% do número de visitas em relação ao ano de 2009 e xxxx% em realação ao ano de 2008.
  • Ivete Sangalo foi a artista que mais apareceu na mídia no carnaval de 2010.


Veja o agradecimento de Ivete à fãs,  equipe e SetWeb (aproximadamente 00:45)

“Quero parabenizar a cobertura completa do carnaval feita pela equipe do meu site. Tudo em tempo real: fotos, notícias, momentos inesquecíveis. A bordo do meu trio, uma equipe de ouro se preparou para levar a vocês o melhor da Nossa festa! Lucas Ribeiro, Cynthia Sangalo, Rafael Mattei, Carol Sangalo, Diego, João e Veronica. Vcs são incriveis! Parabéns, estou muito orgulhosa dessa turma. Meu site é o mais lindo do mundooooo” declarou Ivete em seu Twitter.






Prêmios Ivete Sangalo na Internet com a SetWeb



Prêmios Ivete Sangalo com SetWeb




comentários:








 

Follow setweb on Twitter


newsletter

cadastre-se e receba
notícias da Setweb

assine

rss

©SetWeb. Alright reserved. 1999 - 2011