segunda, 06 de abril de 2009

O Mercado Imobiliário e o Marketing Digital

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Com o desenvolvimento da Internet nos últimos anos, não é novidade que a plataforma trouxe novas alternativas de comunicação e relacionamento para as organizações em todos os segmentos. Nos dias atuais, temos um mercado globalizado altamente competitivo, características como baixo custo, assertividade, alto nível de mensuração, velocidade e interatividade fazem com que a internet ganhe cada vez mais destaque nas estratégias de marketing.

Concorrência agressiva e necessidade de crescimento fizeram com que entidades do mercado imobiliário repensassem sua estratégia de marketing e buscassem explorar novas formas de propagar e publicizar seus produtos e serviços.

A Internet tem um papel cada vez mais importante no plano de divulgação, venda e pós-venda de empreendimentos imobiliários. Segundo uma recente pesquisa realizada pelo IBOPE, a busca de imóveis na web já supera classificados de jornais impressos. Conforme dados divulgados pelo instituto, 49% da população geral usam a internet para procurar imóvel na capital paulista, contra 44% daqueles que recorrem aos anúncios classificados nos jornais.

Existe ainda um fator que deve ser ressaltado no relacionamento entre o mercado imobiliário e o marketing digital: a Crise Financeira. Essa fez com que empresas deste setor colecionassem quedas recordes na Bolsa de Valores, perdendo, assim, valor diante do mercado. Em tempos de incertezas, investimentos que trazem retornos mensuráveis se tornaram ainda mais importantes e a internet é o meio onde a “mensuração” é o diferencial.

Essa realidade acelerou ainda mais o investimento das construtoras no marketing digital, fazendo grandes players do mercado mudar o foco das ações de publicidade e alocar investimentos de outras mídias para a internet. Links patrocinados, redes de conteúdo (SEM), otimização para mecanismos de busca (SEO), redes sociais, mídia em portais de grande audiência são as ações mais praticadas e que trazem maior retorno sobre o investimento (ROI).

O mais preocupante é referente à quantidade de profissionais que ocupam posições estratégicas sem o conhecimento básico de Marketing Digital e as ferramentas de internet disponíveis. Faz-se necessário a atualização constante das novas tecnologias e uso dessas novas ferramentas devem fazer parte das estratégias empresariais no mercado imobiliário. No mercado, não existe mais espaço para o artesanal, o improvisado, mesmo nas pequenas e médias empresas.

Os hábitos do consumidor mudam a todo instante, o número de empreendimentos aumenta a cada dia. Por isso, quanto mais lenta é uma empresa nas suas decisões e na busca de informações, mais rápido ela vai perder mercado.

Portanto, essas observações servem para você avaliar a estratégia de marketing da sua empresa. Será que ela está no caminho certo?

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No blog Marketing Digital, você pode conhecer mais sobre Marketing Digital, sua evolução, novas tecnologias, cases, estatísticas e mais.




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