sábado, 03 de outubro de 2009

IAB Brasil apresenta dados inéditos da Internet brasileira

Publicado por:

A Internet foi a mídia que mais cresceu no Brasil em 2008, pelo segundo ano consecutivo, registrando um aumento de 44% nos investimentos publicitários. A participação da Web foi de 3,5%, representando um volume investido de R$ 760 milhões (dados do Projeto Intermeios). É o que revela o Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil – www.iabbrasil.org.br –, entidade fundada em 1998 com a missão de incentivar, promover, desenvolver e regulamentar o uso dos meios interativos para ações de comunicação e marketing.

A Internet também registrou uma audiência de 62,3 milhões de pessoas (dados do Ibope Nielsen Online) e 39% dos indivíduos pertencentes à classe C já possuem acesso à web. Esse percentual é um reflexo do aumento significativo nas vendas de computadores. De acordo com o instituto de pesquisas IDC, foram vendidos cerca de 12 milhões de PCs no Brasil em 2008.

“Hoje, podemos dizer que a Internet está consolida como a segunda maior mídia em cobertura do País. As agências e anunciantes estão cada vez mais atentos as diversas oportunidades de investimento publicitário oferecidas. Esses dois fatores contribuíram para que o meio Internet tivesse o maior crescimento publicitário em relação às outras mídias”, afirma Guilherme Ribenboim, presidente do IAB Brasil.

Projeções para 2009

O IAB Brasil estima que, em 2009, a Internet passará a representar uma participação recorde de 4,2% no total dos investimentos publicitários do ano. A expectativa é atingir um volume de quase R$ 1 bilhão.

Até dezembro de 2009, a base de usuários chegará a 68,5 milhões, o que representa um crescimento de 10% em relação ao ano de 2008. De acordo com o IAB Brasil, a penetração da Internet na Classe C tende a continuar crescendo e deve chegar a 45% até o final do ano.

Outro dado importante destacado pela entidade é a quantidade de visitantes únicos (*) que acessaram a Internet a partir de suas residências. De acordo com o Ibope Nielsen Online, em dezembro de 2008 esse número foi de 24,5 milhões. O IAB Brasil estima que até o final do ano serão 28 milhões de visitantes únicos residenciais. Um crescimento de cerca de 20% em relação a 2008.

Além dos dados de audiência e investimentos, o IAB Brasil também ressalta o crescimento da banda larga no País. Em dezembro de 2008, 83% da audiência ativa acessaram a Internet com conexões de alta velocidade. Esse percentual deve chegar a 87% em 2009.

O IAB Brasil espera contribuir ainda mais para o crescimento da mídia interativa em 2009, promovendo workshops em universidades e seminários regionais para engajar mercados emergentes. Os trabalhos começarão nas cidades de Recife, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte. Além disso, a entidade tem como missão promover um maior entendimento da mídia online para os anunciantes, através do projeto IAB in company, incentivar os investimentos em mídia interativa, estimular ações em prol da inclusão digital e aumentar a participação e influência das agências na associação.

(*) Considera-se visitante único o indivíduo com um único endereço IP (número de identificação de cada computador) registrado apenas uma vez no período analisado.

Fonte: BernaBauer



No blog Marketing Digital, você pode conhecer mais sobre Marketing Digital, sua evolução, novas tecnologias, cases, estatísticas e mais.




newsletter

cadastre seu e-mail!  



SetWeb no Facebook


últimas do twitter

» siga a setweb no twitter

swTV

 

Atuando no mercado desde 1999, a SetWeb conta com um time de profissionais que busca soluções adequadas e eficazes para a sua empresa. Aliando estratégia à tecnologia, a SetWeb possui como foco principal o resultado de ações implementadas para cada negócio.
Esse é o nosso compromisso e o nosso desafio.