segunda, 28 de dezembro de 2009

Como Twitter conquistou o mundo em 2009

Publicado por:

Twitter conquistou o mundo em 2009É difícil argumentar que 2009 não foi o ano do Twitter. Sim, as questões sobre a rentabilização pairavam sobre esta jovem empresa, logo que começou a ganhar popularidade, e elas estão ainda em grande parte sem resposta. Mas as pessoas adoraram essa nova maneira de se comunicar através de mensagens de 140 caracteres que vão para todos aqueles que querem ouvi-los. Tanto que todo o resto (inclusive o lucro) não era muito importante.

Mesmo assim, foi uma empreitada que teve altos e baixos. Lembra quando o Twitter era uma piada? As constantes quedas do servidor? A quantidade de falhas que o Twitter teve em 2008, continuando no primeiro semestre de 2009, levaria à falência qualquer outra iniciativa da web. Não importa se o seu serviço é bom; se as pessoas não podem usá-lo, elas irão para outro lugar.

Para a surpresa de todos, o Twitter tem se mostrado resistente o suficiente para suportar tudo isso. Quando ele caia, as pessoas faziam piada a respeito e quando ele voltava todos continuavam a  Twittar como se nada tivesse acontecido. E, embora estas paradas frequentes tenham continuado por mais de um ano, em algum momento em 2009 o Twitter finalmente encontrou o seu equilíbrio. Os usuários? Bem, eles ainda twitam como se nada tivesse acontecido.

Quem está fazendo todo essa Twittagem?

Muitas teorias foram lançadas sobre a base de usuários do Twitter. Alguns disseram que os adolescentes não estão usando a ferramenta. Alguns disseram que isso não é verdade. Muito burburinho surgiu do boato de que muitos dos que se inscreveram para o Twitter não usavam ativamente o serviço.

Crescimento Twitter.com por Faixa Etária

Mas há duas coisas sobre usuários do Twitter que contribuíram largamente para a sua ascensão meteórica em popularidade. Primeiro, é usado por gente comum, não apenas nerds tecnológicos. E segundo, ele se tornou a rede social favorita da TV, cinema e personalidades da música. O usuário mais popular do Twitter não é o fundador do Twitter – é o ator americano Ashton Kutcher. Depois dele vem Britney Spears, Ellen DeGeneres, Barack Obama e Oprah Winfrey.  No Brasil, a lista é liderada por Luciano Huck, seguido pelo Mano Menezes, Fantástico, Rafinha Bastos e Ivete Sangalo, essa última assessorada pela Agência Digital SetWeb e que ganhou 3 prêmios de Melhor Twitter do Ano no Open Web Awards promovido pela Mashable.com. Quando toda essa gente faz alguma coisa, pode apostar que milhares de pessoas vão querer acompanhar.

Está em todo lugar!!

Além disso, o Twitter se tornou uma ótima maneira de organizar eventos de caridade, dar notícias de primeira mão, divulgar o seu trabalho e manter contato com seus fãs. Eventos como a morte de Michael Jackson foram seguidos no Twitter antes de serem acompanhados nos principais meios de comunicação, simplesmente porque pequenos pedaços de informação do Twitter se espalham mais rápido do que notícias profissionalmente escritas. E quando os resultados das eleições do Irã iniciaram uma onda de protestos em todo o país e em todo o mundo, o Twitter foi a cola que juntou bits e pedaços de história juntos.

Michael Jackson Twitter

Morte de Michael Jackson foi o tema mais discutido no Twitter em 2009.

O resultado? Você não podia assistir à TV durante um dia sequer sem o Twitter ser mencionado em algum lugar. Dana White, presidente da UFC, (Campeonato de vale tudo americano), Twitta demais durante todos os eventos do UFC. O famoso apresentador da CNN americana Don Lemon é também um usuário muito ativo. O Twitter não pagou essas pessoas para promover seus serviços. Eles estão apenas usando-o porque a ferramenta é valiosa para eles, porque é simples, e porque eles gostam. Você não pode obter uma melhor promoção do que essa. Por um tempo, o Twitter estava no topo do mundo, e os fundadores poderiam ter recursos para livrar-se de questões de monetização, como se o dinheiro não tivesse nenhuma importância para eles.

Novos Recursos

Quanto ao seu desenvolvimento, 2009 foi um ano extremamente importante para o Twitter. a ferramenta de poucos recursos tornou-se no que é hoje por causa de seus usuários. Originalmente, funções como retweets e hashtags foram elaboradas pela base de usuários do Twitter e não por seus desenvolvedores. Além disso, serviços terceirizados, tais como TweettDeck e Seesmic, se adiantaram para adicionar as funcionalidades que estavam faltando no Twitter.

No final de 2009, o pessoal responsável pela rede social decidiu assumir um papel mais ativo na definição do serviço, adicionando diversas funções importantes, principalmente Listas e Retweets.

O surgimento das Listas foi um sucesso estrondoso. Os usuários do Twitter esperavam anciosamenter por um recurso que pudesse organizar os seus amigos em grupos desde o começo do Twitter. Já a funcionalidade Retweets foi uma pequena modificação do recurso criado pela comunidade. Fazer essa alteração – mesmo sendo sutil – foi uma atitude corajosa, pois a comunidade muitas vezes encara tais intervenções com hostilidade. Felizmente para o Twitter, não houve protestos em massa sobre o retweeting.

O crescimento para de repente

Durante o verão de 2009, os problemas começaram a aparecer novamente. O Twitter (juntamente com vários outros serviços) foi permanentemente bloqueado na China. Além disso, a ferramente parou de crescer nos Estados Unidos. Após o crescimento incrivelmente rápido durante 2008 e primeiro semestre de 2009, nós achávamos que se tratava de uma anomalia. Mas não era. De acordo com Compete, o tráfego do Twitter tem se estabilizado, e  o co-fundador Evan Williams finalmente admitiu que o crescimento de tráfego nos EUA tinha parado. E no mundo das iniciativas na web, uma vez que você pare de crescer, os aplausos e confetes logo dão lugar às piadas e, por último, ao esquecimento.

A Importância do Tempo-Real

O sucesso do Twitter entretanto, foi muito forte. A busca em tempo real – e a incapacidade do Google de ser melhor do que o Twitter neste quesito – tornou-se uma enorme tendência em 2009. Todos queriam um pouco desse novo recurso exclusivo do Twitter. Quando você quer saber o que está acontecendo agora, neste exato momento, a busca do Twitter supera  a do Google – e o Google não teve escolha senão reagir a isso. Felizmente para o Twitter, a reação veio na hora certa. Ambos Bing e Google assinaram um acordo com o Twitter para incorporar os resultados em tempo real provenientes do Twitter nas pesquisas da web, já que os indíces de tráfego do Twitter tornaram-se impossíveis de esconder. O efeito desse acordo é ainda desconhecido, mas quando o Google lhe envia tráfego, pode ter certeza que ele se torna evidente.

A importância do Tempo Real

Preview do recurso de Busca em Tempo Real no Google, disponível ainda penas no Google Americano

O futuro do Twitter ainda é incerto. Nós ainda não sabemos nada do plano de negócios geral, além de algumas dicas nos faturamento atuais. E ainda não se sabe se a enorme popularidade em 2009 foi apenas uma moda passageira. Uma coisa é certa, porém: o acordo com o Google foi a injeção de adrenalina que o Twitter precisava. Se o Twitter é realmente destinado a se tornar o novo SMS do mundo, 2010 é o momento de fazê-lo, e estamos felizes em poder acompanhar esse trajeto.

Fonte: Mashable.com
Tradução e Adaptação Português:  Lucas Ribeiro e Yuri Assis



No blog Marketing Digital, você pode conhecer mais sobre Marketing Digital, sua evolução, novas tecnologias, cases, estatísticas e mais.




newsletter

cadastre seu e-mail!  



SetWeb no Facebook


últimas do twitter

» siga a setweb no twitter

swTV

 

Atuando no mercado desde 1999, a SetWeb conta com um time de profissionais que busca soluções adequadas e eficazes para a sua empresa. Aliando estratégia à tecnologia, a SetWeb possui como foco principal o resultado de ações implementadas para cada negócio.
Esse é o nosso compromisso e o nosso desafio.